A Scope Ratings admite perigo nos preços em algumas zonas do país, mas rejeita a hipótese de existir sobrevalorização no mercado.
A subida no preço das casas em Portugal tem sido imparável nos últimos anos. E há segmentos que apresentam sinais de risco, segundo a Scope Ratings. No entanto, a agência alemã descarta que existam indicações de que se esteja a formar uma bolha no mercado que possa vir a ter impacto na economia do país.
"Não se antevê indicações de que se esteja a desenvolver uma bolha no preço da habitação", defendeu a agência num relatório divulgado ontem e a que o DN/Dinheiro Vivo teve acesso. A análise estende-se à chamada periferia da zona euro. Segundo a Scope Ratings, desde a grande crise financeira os preços das casas subiram quase 27% em Portugal em termos reais. O aumento é superior aos 17% verificados em Espanha, mas inferior aos quase 60% na Irlanda.
A Scope considera que esses aumentos são uma recuperação das quedas observadas durante a crise, que deixaram o imobiliário subavaliado. Mas refere que, em economias como a portuguesa, "o investimento estrangeiro faz aumentar, até certo ponto, o perigo de subidas exuberantes mas limitadas a poucos segmentos". A Scope nota que o apetite de estrangeiros por casas em Portugal subiu desde 2009, devido a alterações fiscais, e que tem aumentado de forma contínua...
Fontes: www.dn.pt, Photo by Vita Marija Murenaite on Unsplash
Sem comentários:
Enviar um comentário