CONSULTORA PREMIADA PELA REMAX PORTUGAL - MELHOR VENDEDORA REMAX GAP EM 2015 | Awarded Consultant BY REMAX PORTUGAL - BEST SELLER REMAX GAP IN 2015 | CONSULTORA PREMIADA PELA REMAX PORTUGAL - MELHOR VENDEDORA REMAX GAP EM 2015 | Awarded Consultant BY REMAX PORTUGAL - BEST SELLER REMAX GAP IN 2015
A Comprar ou A Vender a sua Casa, Contacte-me - Buying or Selling your Home, Call Me! A Comprar ou A Vender a sua Casa, Contacte-me - Buying or Selling your Home, Call Me!.

domingo, 6 de novembro de 2016

Procura de casas para compra continua a superar a oferta em Lisboa, Porto e Algarve !

A procura de casas para compra voltou a aumentar em agosto nas regiões de Lisboa, Porto e Algarve, dinâmica que continua a superar a oferta existente, segundo o mais recente inquérito 'Portuguese Housing Market Survey' (PHMS).

Com base nas respostas de 150 inquiridos de empresas do sector imobiliário, "o Verão não abrandou a procura de casas em Portugal, a qual continuou a crescer em agosto de forma sólida", com reflexo nos preços de compra, que "aumentaram ainda mais" neste mês.

No entanto, o inquérito revela que "as expectativas para as vendas a curto prazo, apesar de positivas, terão abrandado" em agosto, com os operadores imobiliários a defenderem que é necessário assegurar "estabilidade fiscal e o robustecimento da concessão de crédito" para manter o dinamismo da procura de casas.

"No âmbito dos clientes estrangeiros, é necessário garantir a estabilidade fiscal, assegurando a previsibilidade nas condições de mercado. Já para o público nacional, destacam a necessidade de fortalecer o sistema financeiro, mantendo, assim, a dinâmica por parte das famílias", afirmou, em comunicado, o director da empresa de informação Confidencial Imobiliário, Ricardo Guimarães.

Para o economista do Royal Institution of Chartered Surveyors (RICS) Simon Rubinsohn, a  melhoria contínua das condições de crédito será "fundamental para suportar a actividade do mercado de compra e venda de casa".

De acordo com o inquérito PHMS, a dinâmica da procura de casas para compra continua a superar a oferta, verificando-se "uma redução da entrada de novos fogos para venda em todas as regiões" analisadas: Lisboa, Porto e Algarve.

"Esta situação de desequilíbrio está a conduzir a um aumento dos preços das casas", verificado nas regiões de Lisboa, Porto e Algarve, revelou o inquérito, adiantando que é expectável que "os preços das casas cresçam ainda mais ao longo dos próximos três meses e, num horizonte a 12 meses, os inquiridos continuam a projectar um crescimento dos preços de pouco menos de 3%".

Segundo dados do inquérito, as vendas acordadas no mês de agosto apresentaram um resultado "bastante positivo", com todas as regiões a exibir "um ligeiro aumento no volume das transacções".

Em relação ao mercado de arrendamento habitacional, o inquérito PHMS indica que "o ritmo de crescimento das rendas deverá acelerar ainda mais", uma vez que a tendência de subida dos preços resulta do desequilíbrio entre a oferta e procura, tendo em conta que "o interesse para arrendar casa registou um forte aumento e a oferta por parte dos proprietários continua a cair".

"Outra pretensão dos agentes de mercado inquiridos é a concessão de incentivos ao mercado de arrendamento, no qual a falta de oferta tem pressionado as rendas em alta", adiantou o director da empresa de informação Confidencial Imobiliário.

O PHMS é um inquérito mensal realizado em parceria entre a Confidencial Imobiliário e o RICS, para publicação de um Índice de Confiança e de Expectativas nas regiões metropolitanas de Lisboa, do Porto e do Algarve.

Fonte: Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...